Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Artista independente,potiguar, brasileiro e firme na pesquisa...na batalha constante da vida artística.

domingo, 19 de julho de 2009

Lucélia Santos - olhos de anjo de tormenta/olhos "rodriguianos"

No final dos anos 80, fiquei embasbacado com os filmes que via de uma atriz indecifrável e inesquecível, chamada por "Lucélia Santos".
Perguntava como uma (pessoa), um artista, conseguia fazer um trabalho, que entendia ser, uma magia, encanto, feitiçaria, sei lá, o que!
Anos depois, menos "tolo", já entendia aquilo como um ofício e sua grandiosidade, pois aí, já estava "tomado", "dominado" por aquela "loucura de viver" outras vidas... Ai, como era fascinante, entender e viver aquela magia ...

_______________________________________________________________________________

Entre 1981 e 1983 Lucélia faz filmes e novelas de importancia fundamental em sua carreira.
Na verdade eles vem confirmar e oportunizar a atriz, outros grandes desafios em composições totalmente diferentes do que fizera até então com relevante sucesso:

"Album de familia", Engraçadinha" e "Bonitinha, mas ordinária", filmagens de obras de Nelson Rodrigues que chegavam ao cinema com mais sucessos arrebatadores!

Na tv, eu me deixava seduzir de vez por sua Carolina de "Guerra dos Sexos" de Silvio de Abreu.
Que personagem maravilhoso! Eu como noveleiro viciado que era, delirava... com tudo e especialmente com Luicélia e...
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
No ano de 1984, Lucélia fazia outro trabalho de impacto e que me marca profundamente:
 "Meu destino é pecar" .
                   












Em fotos de cena em "Meu destino é pecar" com Tarcisio Meira e Nathália Timberg .
                                                     
               










Aqui temos ela a atriz Lucélia "encantadora" ainda, em foto de "Meu destino é pecar" .


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------                                          



Paralelamente ao arraso nas telenovelas,  ela trilhava caminho arrasador
no cinema brasileiro...

Lucélia esta atriz-estrela maior de nossa cena em dois momentos da novela "Vereda Tropical",a direita com Maria Zilda e Mário Gomes o triangulo amoroso da novela.







Grandes parcerias na tela! e em outra foto de cena com o seus dois amores da mesma novela, Zeca o filho e Luca o seu amado atleta. Jonas Torres-(Zeca) e Mario Gomes-(Luca).

O tempo passou e chegamos em 1984 e vou reencontrar Lucélia fazendo a bela heroína Silvana de "Vereda Tropical" de Silvio de Abreu, novamente.
Agora Lucélia tem a chance de nos fazer torcer e amar a heroína sofredora... e tome sofrimento: Maria Zilda, dando o troco,agora a principal vilã e algoz, outros atores vivem antagonistas ou confrontadores dela como, Walmor Chagas, Georgia Gomide-a mãe possessiva do seu amado Luca- Angelina Muniz e muitos outros personagens que fazem a heroína agora, sofrer muito e ainda lutar pelo amor louco e lindo de Mário Gomes-(Luca)o seu par nesta trama loucamente novelesca.
Maria Zilda, bela, rica, cruel e poderosa como nunca! Que beleza alucinante desta atriz, proporcional ao seu talento!
A luta é intensa e ardua com a belissima Lucélia!
Mas a sua Silvana tem um grande e precioso trunfo o amor de seu filho Zeca e o amor do seu Luca, jogador de futebol.
Lucélia Santos belissima como sempre e com esta expressão emoldurada, completada, por estes olhos cristalinos e mágicos, comuns às grandes interpretes brasileiras.
Lucélia em foto durante uma das muitas cenas de sua carreira.





Na foto ao lado Lucélia, Tarcisio Meira e Maria Zilda em "Guerra dos Sexos". Lucélia Santos faz parte do grupo de atores de telenovelas que me fascinaram e me deram o despertar artistico no inincio dos anos 80.


Olha que este grupo de atores é enorme!!!!!!

Nesta época, mesmo sem ter energia elétrica na minha "vila de pescadores" , meu recanto residencial, eu já vivia correndo atrás de uma casa com tv para poder assistir as novelas, nas cidades vizinhas ou na capital Natal.

Quando vi Lucélia atuar pela primeira vez, fiquei vidrado e como sempre era comum, embasbacado com o veiculo, mas, ainda mais com o que faziam aqueles atores.

A novela e o personagem era de uma vilã, terrivel e era facil se encantar com a figura dela, delicada, pequenina, doce e endiabarda nas suas atitudes e objetivos.

Luélia se agigantava sempre que entrava em cena e até mesmo diante desta atriz...atriz...atriz...Fernanda Montenegro, quando Charlô enfrentava a sua Carolina.
Imperdivel! Imperdivel o trabalho de todos!
Mas tinha a tal moça Lucélia...

Mas todos as atores devem se agigantar diante de Fernanda para serem dignos de seu oficio e jogar o jogo cênico....faiscar, incendiar assim como incendeia a cena Fernanda, esta nossa atriz...

A novela ainda... era "Guerra dos Sexos" e o ano 1983, de Silvio de Abreu.
(Como são boas as novelas deste cara, divertidas, inteligentes e "doidas"!)

Nesta novela ainda tinha Glória Menezes, Yara Amaral-outra absoluta-,Paulo Autran, Maitê Proença,Cristina Pereira, Diogo Vilela, Tarcisio Meira, Maria Zilda e ainda a aparição gloriosa de Lilian Lemmertz, linda como nunca!entre tantos outros...mas voltemos a ela a Senhora desta postagem, Lucélia! Ah tem o Mário Gomes...

***Mário Gomes-muito bom-, como Mário arrebenta em textos bons e do Silvio, este cara é uma grande ator-, mas voltemos a dona da bossa, a Lucélia...

Ver o trabalho daqueles atores naqueles personagens de Silvio de Abreu, após o romantismo e o cotidiano demonstrado na novela "Final Feliz" em 1982 de Ivani Ribeiro e me deixado encucado e apaixonado por atores, mesmo sem entender bem os reais motivos, apesar de sentir profundamenter e saber ser, aqueles sentimentos legitimos!

Era o "bichinho" da arte de atuar, que me picava e me embriagava com a arte dos atores, mesmo sem que eu entendesse racionalmente.
O trabalho de Lucélia nesta novela, era mais um dos que me impactavam e me faziam ficar totalmente apaixonado por aquele negócio de atuar...

"Guerra dos sexos" foi um outro fator importante, que vai se fechar com a novela "Selva de Pedra" em 1986.
Ali em "Selva de Pedra", ficaria conhecendo Tony Ramos, Regina Duarte, Fernanda Torres, Torloni e acima de tudo Miguel Falabella e Tássia Camargo... e Sura Berdichetvski!
Torloni... meu deus... E aquela "Fernanda" a louca apaixonante feita por Torloni ...

Com amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário