Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Artista independente,potiguar, brasileiro e firme na pesquisa...na batalha constante da vida artística.

domingo, 17 de maio de 2009

GIULIA GAM

Abro esta postagem com esta foto de cena, deste momento para mim, de maior grandeza teatral poucas vezes vistas na cena: Giulia Gam e Bete Coelho na peça "Fim de Jogo" de Beckett, dir. Gerald Thomas, no Teatro Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro.
Esta moça nos envenena, assoberba de emoção com tanta beleza e talento cênicos...imediatamente nos entregamos a qualquer mágica que ela nos envolver.
Ah... e ainda a Giulia puro charme, como se seu talento não bastasse!
Giulia é um tufão quando entra em cena: nos devasta com tanta capacidade interpretativa!
Uma operária de uma técnica privilegiada...uma coisa assim tão louca... nos deixa quase sem ar...
Este sorriso tão grandioso, fraterno, belo e enigmático é um simples cartão de visita de sua força esplendorosa de atriz.
Giulia é um dos nomes mais interessantes, dedicados e representativos de nosso teatro!
Giulia Gam, atriz de caminho interessante, bem escolhido e com muita coragem e ousadia, ela vai construindo o seu nome e uma carreira irreparavel!
Um grupo de jovens amigos, foge da policia, durante a noite e prega cartazes, grafita muro, num clima de muito medo e perseguição politica.
Acho que o ano é 1968, durante a ditadura militar no Rio de Janeiro.
Isto tudo era uma cena de novela...e que novela bacana demais! Foi assim, que conheci o rosto, a voz imcomparavel, uma dicção perfeita de uma moça de nome GIULIA GAM. O ano era 1986 e era em uma novela chamada MANDALA, do Dias Gomes, na tv globo. Estavam neste grupo de amigos, outros atores também de notavel talento, como MARCO ANTONIO PÂMIO E DEBORAH EVELYN... Aquele rosto, aquela voz rara e poderosa para mim...que começava a ver novelas com maior frequencia, ficava encantada com aquela sonoridade, raridade daquela jovem atriz paulista. Fiquei de olho nela, vidrado no seu jeito de representar e fiquei atento a sua presença. Pena que durou pouco, ela saia da novela, logo no inicio, a primeira fase da novela. Além dela saia os outros jovens interessantissimos daquela fase e de todos MARCO ANTONIO PÂMIO, deixa mais saudades e segue outros caminhos e hoje está plenamente na luta, construindo a sua carreira especialmente em São Paulo, no teatro e com muita qualidade. Podia ver o MARCO mais vezes na tv. Sabe se lá porque? Anos depois somos conquistados pela guerreira de QUE REI SOU EU?, de Cássiano Gabus Mendes, na tv e GIULIA GAM, presenteia o país novamente com um show de atuação com a personagem desta novela. Fazia uma bela parceria com EDSON CELULARI e foi uma viagem muito louca, divertida e inteligente. Uma novela abusada, politizada, provoca mudanças interessantes na teledramaturgia.. Depois vem outro assombro de composição com O PRIMO BASILIO ao lado de MARCOS PAULO e de quem? Ela mesma: MARILIA PERA e sua Juliana, a governanta pilantra, chantagista, cruel e manipuladora que vem maltratar e chantagear a "pobre" e "fragil" mocinha, a nossa heroina desta serie de tv. Que beleza de trabalho em todo o seu conjunto! Comprovaria o talento grandioso de GIULIA no teatro tempos depois com FIM DE JOGO, dirigida pelo Gerald Thomas. Uma coisa, um assombro! Ainda no teatro teria o impacto de ver GIULIA fazendo um texto extremamente ousado de um novo dramaturgo brasileiro, Roberto Alvim. GIULIA estava muito bem acompanhada e bota bem nisso...de WAGNER MOURA e a peça era: DILÚVIO EM TEMPOS DE SECA, dirigida pelo ADERBAL FREIRE FILHO, no Teatro Dulcina, Rio de Janeiro. Um texto de uma exigencia descomunal fisica e emocional! No dia que fui assistir GIULIA estava com um problema sério na garganta e a sua bela voz, a obrigou a cancelar a apresentação naquele dia.
WAGNER anuncia a decisão; Voltei para casa arrasado, triste. Esperava depois de tantos anos, desde FIM DE JOGO, voltar a ver aquela atriz "arretada" atuando no teatro. Voltei na semana seguinte e agradeci a todos os deuses por ter voltado e ter visto aquele show, aquele preciosidade de trabalho de ator destes dois profissionais de primeira grandeza! No cinema vi GIULIA encantar em ARIDO MOVIE, NO PAÍS DOS TENENTES e... outros...
personagem estranha esta do filme do João Batista.
Em "Árido..." ela está radiante como sempre.
Ver Giulia atuando nos coloca sempre pronto para receber um novo momento de arroubo cênico de Giulia e delirarmos com a sua atuação. Ainda tem GIULIA em "FERA FERIDA", tambem fazendo parceria com EDSON CELULARI, de Aguinaldo Silva na tv, outro destaque em sua carreira... Com amor... Denilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário