Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Artista independente,potiguar, brasileiro e firme na pesquisa...na batalha constante da vida artística.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Lília Cabral - olhar de contemplação divina!

Após quase trinta anos de uma carreira "rica" de bons papéis, parece que já tínhamos visto Lília nos mais variados tipos e pronto. E tínhamos mesmo, visto quase todos os tipos feitos por esta atriz! Ah, mas talvez, viesse mesmo assim, mais um grande personagem e com a mesma grandeza que o trabalho dela sempre traz em si... aí ela.,  a atriz,  nos arrebatou no ano de 2011/2012 com mais uma personagem grandiosa da nossa teledramaturgia, filha da obra do escritor Aguinaldo Silva.                                                                           Lília brindou a todos nós com a sua antológica Griselda na novela "Fina Estampa"
LÍLIA CABRAL, mulher, talento, encanto, graça, paixão, seriedade e transcendencia! Que mistérios envolve uma atriz deste "tamanho" e "potencia", logo que ela abraça um novo personagem ou é abraçada, amada, adorada por eles?
Ingenuamente, eu simples mortal, arreabatado pela força divina desta atriz, que deve ser adornada pelo poder de Zeus, diria que ela é abençoada e "envolvida" pelo poder e pelo encanto sobrehumano doado pelos deuses, por todos mesmo, já dominados e seduzidos pela força do seu talento.

Lilia é uma profissional de um poder criativo tao avassalador, que a cada personagem que nos apresenta, paramos e deixamos nos envolver por suas ações, depois do mergulho sem rede de proteção, dizemos, repetidamente quase a nos cansar os ouvidos nossos:
LILIA CABRAL NÃO É HUMANA! Precisamos analisar suas antecessoras, onde está a origem desta atriz... Provavelmente, ela descende da linhagem de Fernanda Montenegro, Dercy Gonçalves, Dulcina de Moraes, das irmãs Cacilda Becker e Cleyde Yaconis, Maria Fernanda, Dina Sfat, Celia Helena, Itala Nandi, Suzana Vieira, Miriam Pires, Yara Lins, Odete Lara, Ruth de Souza, Lilian Lemmertz, Lélia Abramo, Mirian Muniz, Darlene Gloria, Regina Duarte, Glauce Rocha, Maria Della Costa, Leila Diniz, Zezé Mota, Lucélia Santos, Norma Benguell e outras atrizes-divindades, digo, aquela categoria de atrizes que com o seu talento e aquele "encanto" profissional, fogem de qualquer definiçao logica e compreensivel.
Estas mulheres não me parecem humanas, são de outra dimensão...não sei qual! Estas mulheres-atrizes com a sua força dramatica e encantos outros, veem nos cegando de paixao, beleza e prazer com suas trajetorias e todas as suas personagens inesqueciveis! Mas voltemos a uma delas apenas, hoje ficaremos com a Lilia... a Cabral! Lilia Cabral! A primeira vez que fui abduzido com o seu "disco voador criativo" foi na novela"Hipertensão", depois de forma definitiva em "Tieta" e sua personagem "Amorzinho". Foi com esta personagem que Lilia se apresentou com maior força ao Brasil pela tv, naquele momento, ela teve uma parceira que estava a sua altura, uma atriz tambem encantada, era a Rosane Goffman!
Que dupla imbatível!!! Que parceria deliciosa e absurda de se ver! E que graciosidade, que tipos comicos! Saudades! Depois minha segunda abduçao foi ainda em novelas: "Paginas da vida" e a vilã que odiava a neta com sindrome de down.
Ali, Lilia ganhava a consagração plena como atriz e agora era ainda mais respeitada e conhecida pelo Brasil inteiro. Que momentos pleno desta atriz e que cenas e textos muito bem escritos e encenados a altura por Lilia. Foram inumeras cenas antológicas. dentre tantas cenas, as de maior impacto, destaco aquelas com o Marcos Caruso e com Regina Duarte. Que embates e que cenas! Caviar para grandes e raros convidados! Todos souberam aproveitar até as sobremesas. Merito ali dividido com o autor Manoel Carlos, sem duvidas! Outra "abduçao" sofri assistindo a sua "Catarina" de "A Favorita". novamente encanto-me com seus "transes cenicos", ali divididos com Tarcisio Meira, Suzana Faini, Gisele Fróes, Claudia Ohana, Jackson Antunes e Paula Burlamaqui. Mais uma vez: Lilia detona! Detona os nossos olhos e coração! E a ultima viagem pelo desconhecido se deu, vendo Lilia em "Divã", a peça de teatro baseada no livro do mesmo nome da outra "divindade" chamada Marta Medeiros.
"Divã", agora chegou as telas do cinemas e acaba de destruir nossa ultima reserva de razao que restava ao ver Lilia atuando. Nesta peça-filme, Lilia com a sua obstinada Mercedes, nos dá "massagens no coração" e nos presenteia com inúmeras cenas "puro êxtase":
(Em cena no filme com Gianechinni)
Sim, a dor. A dor em Lilia é tao forte como a sua verve comica, seu timing de comédia. Gargalhamos com ela, sem controle, nas cenas com Alexandra Ritcher e Paulo Gustavo, com Cauã na boate e choramos de forma profunda e pungente com ela ao se despedir da amiga, ao entrar no seu carro. Quem nunca chorou de forma tão doida, como naquel cena de Lilia e Alexandra? Basta que tenha tido um amigo na vida. Se nunca teve, um dia terá! Com os amigos, rimos, gargalhamos, brigamos e choramos de dor e com as suas alegrias também! Ter amigos é fundamental! Estas palavras de encantamento foi por que descobri que esta tal mulher-atriz é... Fenomenal... LILIA CABRAL É UM FENOMENO! LILIA, FENOMENAL!
Na temporada de 2010, fui agraciado, eu e o Rio de Janeiro com a montagem de "Maria do Caritó" texto perfeito de Newton Moreno, dir. de João Fonseca e um belo elenco.
Lília faz "misérias c~enicas" mais uma vez e nos toma a todos de assalto levando ao nirvana cômico, com a sua heroína cômica destemida e decidida a casar-se com o Leopoldo Pacheco. Com amor... Denilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário