Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Artista independente,potiguar, brasileiro e firme na pesquisa...na batalha constante da vida artística.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

MARILIA PERA

Ainda era um estudante, adolescente no Nordeste do Brasil, quando vi esta atriz fabulosa, atuando.
O veiculo era o cinema.
O filme: PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO, dirigido pelo Hector Babenco.
Tenho que confessar, que aquela obra cinematografica perfeita, me atordoou pela crueza, força e contundencia.
Penso, que muito daquela força avassaladora, vinha do roteiro, da direção e de todo o resto, mas devo dizer, que a tsunami maior do filme, era o trabalho daqueles atores.
Poderia citar inumeros, mesmo entre os atores jovens, como o Fernando... como não lembrar daquela corrida soliataria, apavorada daquela criança desesperada, lutando pata fugir daquele inferno em que vivia aprisionado...
Mais uma cena antológica daquele filme...tem tantas!
Mais e MARILIA?
Voltemos a esta diva, deusa, operaria e profissional respeitavel das artes cenicas, MARILIA PERA!
Creio que o maior impacto do assombro daquelas perfomances vem da prostituta, feita por MARILIA...
Imagine voce, que choque sofre um jovem ao ver uma historia e um filme tão perfeito, que mesmo sabendo ser um filme, ele não consiguiu durante longos anos, diferenciar uma coisa da outra. Filme e vida real. Marilia e a prostituta do filme. Fernando e o Pixote do filme. Qunata confusão! Haja terapia e estudo sobre o trabalho do ator.
Hoje, consigo entender as diferenças. E quantas diferenças!
Naquele momento, ele não sabia sobre Marlia, Fernando Ramos, Hector e muito menos sobre este oficio, que é o trabalho dos atores, a profissão de ator.
Outra coisa inesquecivel naquele filme, é a fotografia!
MARILIA, também se mostrava fabulosa, bela, boemia, mulherão, grande atriz novamente e com aquele timing perfeito para a comédia, no filme "chique" do Hugo Carvana, BAR ESPERANÇA.
A o lado de Marilia, tinha um timaço de atores deliciosos de se ver, como OTAVIO AUGUSTO, SILVIA BANDEIRA, CARVANA e muitos outros...
MARILIA PERA, outra vez magnifica, poderosa, soberana em ANJOS DA NOITE, mais uma composição, um trabalho de atriz assustador de tão preciso e forte emocionalmente.
MARILIA, nos arrepia alí também, junto com ZEZÉ MOTA, MARCO NANINI, ANTONIO FAGUNDES, GUILHERME LEME, entre outros. (neste filme, o elenco inteiro é pauleira, irrepreensivel! todos, todos mesmo!)
Em DIAS MELHORES VIRÃO, do Cacá DIEGUES, vemos uma MARILIA, solar. linda, explorando os seus multiplos talentos, sempre realçados pela critica especializada e realmente a perfeição técnica caminha junto a Marilia. Fazer o que? Ela é uma profissional do nivel superior, trabalha incansavelmente. Uma divindade daquela linhagem de FERNANDA, CACILDA, CLEYDE, MARIETA, ELZA GOMES, LILIAS E ARLETE e...
Esta atriz, canta, dança, representa e tudo o mais...quantas pessoas tiveram este privilegio de a ver tão plena e gloriosa! A TV nestes momentos é tão rica e poderosa, por este motivo tem que passar muitos filmes nacionais e filmes belos. O povo mesmo indiretamente pode ser habituado a doses gigantescas de beleza e graça!
MARILIA é beleza e graça em estado pleno!
Em 1998, quando o Brasil e o mundo se curvaram diante do talento de Water Salles e sua obra prima CENTRAL DO BRASIL, reencontramos MARILIA, agora ao lado de FERNANDA MONTENEGRO, OTAVIO AUGUSTO, OTHON BASTOS, o menino VINICIUS OLIVEIRA e STELLA FREITAS...
A união destas duas atrizes "diferentes", propociam momentos de puro deleite em cena! Muito bom, cada cena, cada detalhe, fala, nuance...tudo é bom com as duas em cena.
O Brasil gargalhava todas as noites diante da TV vendo a atuar em BREGA E CHIQUE , um deleite diario para os olhos, ver e gargalhar vendo MARILIA PERA atuando em um texto de Cassiano Gabus Mendes é facil!
O Brasil sentia medo daquela governanta cruel e ambiciosa que ela fez compôs em O PRIMO BASILIO, ainda na tv e sentiamos dó da GIULIA GAM, mesmo sabendo de suas atitudes pouco nobres
Ainda em tv, fomos "grampeados" pelo talento de MARILIA na novela DUAS CARAS, de Aguinaldo Silva. Aquela Gioconda de MARILIA, dominou a novela depois de um certo tempo. Não se esquece facil, aquela sequencia de MARILIA, no dia da invasão da favela... foi uma filme épico e uma atuação épica, dentro da teledramaturgia. Aguinaldo tinha MARILIA, para tornar aquela cena um marco e tornou-se um marco!
Agora, está em cartaz com uma nova peça, claro um musical!
Pelo que vi da divulgação, gloriosa, na peça GLORIOSA, em cartaz no Rio de Janeiro.
Temos que ver esta ATRIZ em cena, corramos ao teatro!
Com amor...
Denilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário